Páginas

Total de visualizações de página

quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Projeto de Lei Quer Acabar com o Dinheiro em Papel

.
.

PROJETO DE LEI QUER ACABAR COM O DINHEIRO EM PAPEL
Fonte: Tecnoblog, Por Paulo Higa
10/07/2017 às 18h02


“Boa parte das transações que fazemos no dia a dia já não envolve mais dinheiro em espécie, mas um projeto de lei quer ir além: ele “extingue a produção, circulação e uso do dinheiro em espécie, e determina que as transações financeiras se realizem apenas através do sistema digital”.
O projeto de lei 48/2015, de autoria do deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), determina que a utilização de dinheiro em espécie para transações financeiras seja proibida, permitindo a posse de cédulas apenas “para fins de registro histórico”. Além disso, o texto proíbe que os bancos cobrem uma taxa para transações por meio de débito.
Na justificativa, o deputado defende que “a tecnologia proporciona todas as condições para que pagamentos, inclusive de pequenos valores, possam ser feitas sem a necessidade de se portar dinheiro em espécie” e que alguns países já caminham para extinguir as cédulas, como Noruega e Suécia, onde apenas 4% das transações seriam feitas com dinheiro em papel.
Segundo o deputado, uma vez que “toda transação financeira poderá ser rastreada”, a sonegação fiscal e os gastos com emissão ou transporte de moeda deixariam de existir. Além disso, sem cédulas em circulação, “eliminaríamos práticas de crimes como assaltos a bancos, arrombamentos de caixas eletrônicos, assaltos a postos de gasolina, sequestros, saidinhas de banco e violência em geral”.
O texto foi apresentado em fevereiro de 2015, mas voltou ao noticiário porque a Comissão de Defesa do Consumidor promove nesta terça-feira (11) uma audiência pública para discutir a proposta. O ministro da Fazenda, Henrique Meireles; o presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn; o ministro da Justiça e Segurança Pública, Torquato Jardim; e outras pessoas ligadas ao sistema financeiro foram convidadas.”
.
.

8 comentários:

  1. As ideias mais exdrúxulas com o intuíto de ter total controle sobre a população sem vem destes partidos de esquerda.

    Sem contar que é impossível extinguir as cédulas no Brasil. Tem cidades que nem agência bancária tem, imagina Internet e caixas eletrônicos então.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lembra um pouco a questão da extinção das agências físicas. Nem todos tem acesso a internet e principalmente o conhecimento para usar os computadores para este fim.

      Abraço

      Excluir
  2. Puts cada ideia de jerico …mais uma coisa que poderia dar certo era o comerciante lojistas e prestadores de serviços sejam desobrigados de aceitar dinheiro em especie ai cada cada um decide o que é melhor para seu negocio

    ResponderExcluir
  3. Que ideia mais idiota, acabar com o dinheiro nao e a causa de violencia e nem assalto a banco. Putz.

    ResponderExcluir
  4. pelo jeito os depuotários não conhecem o caso da Índia:
    Governo indiano proíbe a circulação de dinheiro vivo; pessoas morrem e perdem sua poupança
    A justificativa era dificultar a corrupção no próprio governo e reduzir o mercado negro
    ++http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=2568

    ResponderExcluir
  5. A extinção das cédulas é tendência mundial. Se você não leu, sugiro que leia James Rickards. Ele sustenta que a elite mundial planeja acabar com o dinheiro como conhecemos hoje, justamente para ter maior controle sobre as pessoas, como o Investidor Wannabe escreveu (os governos alegarão que é para evitar crimes como o terrorismo e a lavagem de dinheiro). Isso permitirá que os governos tenham total controle sobre o nosso dinheiro. Até parece filme. Eu acredito que se trata de um caminho sem volta. Temos que nos preparar. As coisas vão se movendo lentamente. Um país adota uma medida aqui, outro país adota outra medida ali... você já sabe o final da história.

    ResponderExcluir
  6. A Suíça pretende acabar com o dinheiro em especie...
    La menos de 5% das transações sao em cash... querem chegar a 3% em breve e depois acabar..
    http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/05/150518_dinamarca_fim_cedulas_moedas_dinheiro_rb
    http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2016/04/160411_sociedade_sem_dinheiro_cw_rb

    https://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/the-new-york-times/2016/01/04/na-suecia-nem-os-bancos-aceitam-mais-dinheiro.htm

    http://exame.abril.com.br/revista-exame/quem-quer-dinheiro-2/

    ResponderExcluir

Olá! Seu comentário será aprovado rapidamente! Obrigado pela participação!

Pesquisar no Blog ...